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Calistenia: saiba porque você deve adotar essa prática!

Data da postagem 20/02/2024 Categoria Exercícios Físicos
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378 visualizações

A principal característica da calistenia é que os exercícios são feitos apenas com o peso do corpo.

Os treinos podem acontecer em qualquer lugar e são adaptados para os diferentes níveis de experiência, inclusive, para iniciantes. Os resultados são surpreendentes!

Isso porque quando mantém a regularidade e a constância dos treinos, os praticantes conseguem chegar aos objetivos dos mais variados.

Entre eles, redução do peso corporal, ganho de força muscular e melhora do condicionamento físico.

Além disso, podemos mencionar vantagens para o dia a dia, como a melhora da postura, a sensação de bem-estar e a manutenção da saúde mental.

Por isso, a calistenia tem se tornado opção de escolha para muitas pessoas que querem se exercitar. Saiba mais!

O que é calistenia


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Para entender o que é calistenia, daremos um passo atrás na história: Grécia Antiga.

Historiadores acreditam que características primitivas do modelo atual estavam presentes no treinamento de soldados espartanos.

O que foi sendo adaptado ao longo do tempo.

Inclusive, o termo é grego. Calis vem de Kallos e indica perfeição. Já tenia é de sthenos e significa força.

Logo, o uso de exercícios com o peso do corpo para construir um físico forte.

E isso acontece mesmo: tanto que praticantes de fisiculturismo fazem calistenia.

Mais recentemente, o mundo viu que o método de treinos também era usado pelo Navy SEAL (Sea, Air, Land).

É uma unidade militar considerada a força de operações especiais da Marinha Americana. Ou seja, um tipo de tropa de elite dos Estados Unidos.

Mas, do que estamos falando? A calistenia é uma prática física baseada em exercícios que acontecem usando os movimentos e a força do corpo.

É uma atividade funcional que trabalha o corpo todo, permitindo várias vantagens, da coordenação motora a agilidade.

Aliás, não confunda com academia e crossfit. A academia é o lugar com equipamentos para os exercícios de musculação.

O crossfit é um sistema de atividades planejadas. E calistenia é uma metodologia que usa o peso do corpo como resistência.

Os benefícios da calistenia


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Assim como o pilates, a calistenia surpreende pelos benefícios. A começar pelo fato de fugir do tradicional, que nem sempre agrada todas as pessoas.

Geralmente, os treinamentos são feitos em locais abertos, como praças, parques ou até mesmo em casa.

Além disso, respeita a individualidade, sendo possível para quem nunca se exercitou antes, mas também para os mais experientes.

Há indicações até mesmo para os casos de reabilitação física, em momentos pós-cirúrgicos, por exemplo.

A tonificação dos músculos é um dos principais diferenciais.

Especialmente, com relação a alguns grupos musculares mais específicos, como o core e assoalho pélvico.

Também melhora a postura, a flexibilidade, a mobilidade e o condicionamento físico.

Como começar na calistenia


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Assim como acontece na maioria dos esportes, para praticar calistenia não existe um manual do iniciante.

O mais importante é começar e buscar a melhor adaptação. Afinal, o processo é diferente para cada pessoa, a partir da experiência, idade, peso e muito mais.

É interessante notar que são várias as alternativas de exercícios. Sendo assim, o melhor começo será aquele que condiz com a tua realidade.

Exemplo? O muscle up é um dos movimentos mais difíceis porque trabalha com vários músculos e exige muita força.

Portanto, não se recomenda começar por ele. Por outro lado, a flexão de braço é um dos que tem mais adaptações para os diferentes níveis de praticantes.

Então, pode ser uma ótima ideia para começar na calistenia. O mesmo para o agachamento e os abdominais.

Ah, o pular cordas é um dos melhores exemplos da flexibilidade e objetividade da calistenia.

A atividade, que parece simples, traz vários benefícios: melhora o condicionamento físico, tonifica os músculos e auxilia no emagrecimento. Ou seja, tem tudo a ver com esse método.

5 motivos para praticar a calistenia

Vimos o que é calistenia e os benefícios dessa prática. Mas, será que é para você?

Neste tópico, confira os principais motivos para iniciar nessa atividade e chegar mais perto da busca por um corpo perfeito e saudável – mesmo que até aqui tenha sido sedentário.

1 - Aumento de massa magra


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Os treinos de hipertrofia, focados na melhor definição dos músculos do corpo, trabalham muito com o conceito de aumentar a massa magra e diminuir a gordura.

E a ciência atual sabe que a melhor forma de fazer isso é investindo em exercícios de carga elevada.

Bom, aqui temos um primeiro benefício da calistenia. Afinal, a maioria dos exercícios dessa metodologia se encaixam nessa ideia.

Tanto é verdade que grande parte dos ginastas olímpicos praticam tais treinos.

2 - Queima de calorias


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Os mais variados tipos de exercícios da calistenia podem trazer resultados incríveis para o ganho de massa muscular.

Entretanto, um dos seus maiores diferenciais está em ter um consumo energético muito alto por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo.

Quando essa característica é aliada a uma alimentação equilibrada, o resultado é óbvio: metabolismo acelerado e um corpo mais saudável.

Dessa forma, esse método também é uma opção interessante para quem está no processo de emagrecimento.

3 - Fortalecimento do core


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Esse treino permite a prática de movimentos que usam apenas o peso do corpo – ainda que também é permitido o uso de equipamentos.

O fato é que a maioria das atividades exige o bom desenvolvimento do core, que envolve o tronco, a lombar e o abdômen.

Em um primeiro momento, a vantagem disso pode parecer estar no chamado “abdômen trincado” ou “abdômen reto”.

No entanto, além disso, também devemos observar que o fortalecimento dessa região previne dores nas costas e melhora a postura corporal.

4 - Variação de estímulos

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Na academia, no estúdio de pilates e em outros esportes, uma maneira de melhorar os resultados é variar os estímulos.

Ou seja, mudar o padrão de tempos em tempos. Isso pode ter a ver com aumentar carga, alterar tempo de repouso, mudar periodização, etc.

A calistenia permite isso, de modo que a variação faz parte da teoria. Primeiro, ao começar com exercícios que o corpo não está acostumado.

Depois, variar volume, intensidade, descanso e tudo conforme o objetivo, que pode ser da mobilidade ao ganho de força.

5 - Treino acessível


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Os praticantes de calistenia não precisam pagar pelos planos de academias, como acontece com a musculação.

Isso porque o uso de barras e outros equipamentos é apenas opcional, sendo que é possível praticar os exercícios apenas com o peso do corpo.

Além dessa economia, dá para treinar em casa.

Na busca pelo conhecimento sobre os níveis e as variações que existem, até mesmo os mais novatos podem começar sem qualquer investimento financeiro.

Por outro lado, recomenda-se muita dedicação.

A calistenia funciona mesmo?


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Depois de todos os tópicos acima, você viu que há ótimos motivos para começar a praticar a calistenia.

Inclusive, pode ser combinada com outras atividades. Mas, pode ser que uma dúvida continue na sua cabeça: será que o método funciona para mim?

Essa é uma prática testada e aprovada por diversos profissionais de educação física.

E não somente isso. Lembra que falamos dos Navy SEAL? Eles têm um documento online que serve como guia para os interessados.

E lá tem um capítulo inteiro dedicado à calistenia.

Então, se faz parte do treinamento desses militares, parece não haver dúvida que funciona.

Além disso, nas redes sociais dá para encontrar praticantes deste método que demonstram um estilo de vida saudável e com resultados admiráveis, como o Frank Medrano.

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