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6 alimentos que engordam: veja as pegadinhas da indústria alimentícia 

04/08/2021 Receitas Fitness
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É comum que, logo após os finais de semana com bastante consumo de doces e carboidratos, na segunda-feira você faça uma promessa para a semana: vou fazer uma dieta! Mas você de fato sabe quais alimentos engordam e quais são bons para perder peso – e para sua saúde? 

Com certeza essa dúvida já pairou em sua cabeça, e por isso nós, da Epulari, escolhemos te mostrar o que você deve excluir da sua lista de compras na ida ao supermercado para começar o regime.

Vou comer só uma saladinha…

Essa é uma das frases que as aspirantes fitness mais usam, mas nem sempre a saladinha tem só verduras e legumes quando montada no prato, e é aí que mora o perigo.

As verduras e os legumes são alimentos que, de fato, são considerados saudáveis e podem te ajudar nesse processo de emagrecimento ou reeducação alimentar, porém os molhos prontos que você mistura com eles, não.

Poderíamos apostar quantas mulheres já acreditaram que “só um pouquinho de maionese não faz mal” ou “é molho caesar, é fitness”, que seriam molhos benéficos de certa forma, mas mesmo comendo isso todos os dias não via resultados. Vamos te contar o porquê! 

Os molhos prontos que são adicionados nas saladas em restaurantes ou até mesmo por você, no seu lar, são ultraprocessados, ou seja, seus ingredientes são ricos em gordura (a ruim), açúcar ou sódio – e às vezes TODOS de uma vez só – e por isso, engordam e retém líquido!

Ao contrário do que buscava, os molhos não são seus aliados na dieta.

Anotada essa informação, tenha em mente que é permitido sim temperar sua salada com molhos, mas opte pelos de fabricação natural sem o abuso de óleos e maionese. 

O ideal mesmo é que você incremente sua salada com alimentos termogênicos que auxiliam na queima calórica, como pimenta do reino, primeita vermelha, gengibre e cúrcumaca, por exemplo. Está liberado também o uso de limão! Além de ativar seu metabolismo e aumentar a queima calórica, ele ainda vai deixar sua salada no ponto!

blog molhos

E se a gordura é “boa”, posso confiar?

Sem delongas: gordura boa ainda é gordura, certo? Não se engane, até comidas ricas em gorduras boas, se consumidas em excesso, vão apenas fazer o caminho contrário do que você está querendo trilhar: aumentar seu peso, seu índice de gordura corporal e suas horas de atividade física, e não te proporcionar nenhum resultado!

Ok, mas então quais são as gorduras boas que posso consumir moderadamente e ter um bom resultado no regime?

O abacate, por exemplo, é uma fonte de gorduras boas que trazem inúmeros benefícios para o seu corpo como combater o seu colesterol ruim (LDL), ser fonte de energia, e proporcionar saciedade, porém, se consumido em excesso será absorvida pelo corpo para ganhar peso, já que tem um alto índice glicêmico.

Ficar menos saudável não é o que queremos, não é mesmo? Moderação é sempre a chave para um bom regime ou reeducação alimentar! 

blog gordura

Suco 100% natural de caixinha, existe?

Sinto lhe informar, cara mulher Epulari, mas sucos de caixinha não tem nada de saudável ou natural. Pelo contrário, a grande maioria possui diversos conservantes, corantes e adição de açúcar. Inclusive, ele pode ter até mais açúcar que o refrigerante!

Esses ingredientes, somados, podem aumentar o nível de açúcar no sangue, sobrecarregar seu pâncreas e fígado, e ainda atrapalhar sua digestão.

Opte por fazer sucos diretamente da fruta, se tiver tempo. Se sua rotina for mais corrida, compre polpas de frutas congeladas (que devem ser só da fruta pura sem conservantes), optando por empreendedores locais para isto, pois estes poderão te oferecer o produto “direto da roça".

blog sucos

Pão multigrãos: acredite se quiser, mas eles são bem calóricos!

Diferente do conceito que se tem, o pão multigrão engorda quase tanto quanto o pão francês, (também conhecido como pão d'água), o pão de trigo e o pão integral.

O fato de a composição multigrãos engordar mais, e assim, não ser 100% aliada do regime, se baseia justamente nos seus ingredientes e processo de produção: ele é composto por mais fibras que o pão integral, e, na maioria das vezes, é ultraprocessado e tem adição de proteína de soja, glúten, farinha branca, químicos e conservantes.

Além do mais, os pães multigrãos que prometem não ter aditivos são bem salgados para o bolso. E ainda que no rótulo conste que são livre de aditivos e conservantes, duvide.

Fique de olho nos rótulos das embalagens, elas possuem descrições de ingredientes transgênicos, conservantes e açúcares diversos que são utilizados na fabricação, – mas como nomes menos conhecidos! 

Se possível, busque evitar ao máximo produtos industrializados!

blog graos

Barra de cereal: lanchinho rápido super saudável ou só parece?

É importante aprender a separar o que é comida do que só parece comida. E ainda, o que é comida saudável! A barra de cereal, por exemplo, nem sempre é o melhor petisco entre as refeições. 

Infelizmente, a barra de cereal não existe para saciar a fome, mas apenas para ajudar a controlar o apetite. Então, barras de cereal com cobertura de chocolate, morango, banana, etc são uma bomba calórica para quem quer a solução trazida pela perda de peso.

Por essa você não esperava? Vou te contar o motivo.

A grande maioria das barras de cereais é composta por muito açúcar – o arqui-inimigo da dieta –, mel, chocolate, aditivos químicos e ingredientes derivados de soja e xarope de milho, e por isso não contribuem nem um pouco para o processo de emagrecimento.

Em alguns casos, a barrinha de cereal errada pode, além de ser bem calórica, prejudicar o seu colesterol e causar compulsão alimentar.

“Mas como saber o que a barrinha ideal tem que ter na composição?”. O correto é que as fibras das quais elas são compostas venham de frutas secas ou desidratadas, que seja de carboidratos complexos como farelo de trigo ou quinoa e ainda, que tenha gorduras saudáveis como óleo de girassol nos ingredientes. Tudo na medida.

blog cereais

As frutas sempre são saudáveis?

As frutas, claro, são alimentos naturais e por isso são preferíveis de ser inseridas em uma alimentação saudável, mas isso não significa que comer apenas frutas, ou frutas em muita quantidade faz bem para sua saúde ou para seu ideal de perder peso.

A grande maioria das frutas é composta de um açúcar chamado de frutose, e assim aumenta-se os níveis de glicose no sangue e por consequência, se consumidas em exagero, também aumentam os níveis de insulina, o que é péssimo para quem quer queimar gordura.

A insulina alta significa que seu corpo não está dando conta de metabolizar tudo o que você ingeriu e assim células de gordura vão se acumulando. Por exemplo, a resistência à insulina é verificada, na maioria dos casos, em indivíduos com sobrepeso. Não é o que você quer, não é mesmo?

Sem correr o risco de ficarmos repetitivos, mas já ficando: a ingestão equilibrada de qualquer alimento, saudável ou não saudável, frutas ou frituras, é que permite que sua dieta funcione.

Quer saber algumas formas de montar uma alimentação fitness correta? Por sorte, temos um post exemplificando cada refeição aqui no blog da Epulari: o de receitas fit para o café da manhã, um guia fácil para montar marmitas fitness para o almoço e algumas receitas saudáveis e de baixa caloria para o jantar.

Agora não tem desculpa, hein? Fuja dos alimentos errados que claramente engordam e passe a consumir comidas mais naturais, pois estas vão te auxiliar no seu objetivo. 

Gostou das dicas? Fique ligada no nosso blog que estamos sempre trazendo novidades para ajudar na sua busca pelo saudável, e não deixe de conferir nossa moda fitness evangélica! Nos vemos no próximo post!

blog frutas

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Autor do Post
Su Iasiunik
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