Confira 6 exercícios para praticar durante a gestação!
A gestação é um período de grandes mudanças na vida da mulher, que está se preparando para trazer um pacotinho de amor ao mundo. Nesse momento é normal ficar com medo e até ansiosa, os exercícios físicos são uma boa pedida para evitar o estresse e cuidar da saúde durante a gestação.
Sabemos bem que os bebês costumam sentir cada emoção da mamãe, por isso, garantir que apenas boas vibrações transpassem até o pequeno é muito importante. Pensando nisso, separamos alguns exercícios leves, que podem fazer parte da sua rotina de cuidados, acompanhados de consultas rotineiras ao seu médico ginecologista.
Benefícios dos exercícios durante a gestação
Os benefícios que os exercícios proporcionam para as futuras mamães são realmente interessantes. Eles não só podem influenciar positivamente na saúde, mas também facilitar a oportunidade da realização de um parto natural.
A atividade física também ajuda no bem-estar da gestante, que tem suas funções fisiológicas alteradas durante a gravidez. Outro fator interessante é o controle do peso, que pode ficar difícil nesse período.
Durante a gestação ocorre uma série de mudanças na anatomia da mulher, que está se preparando para colocar outra pessoa no mundo. As alterações ocorrem principalmente por influência dos hormônios.
Isso também se soma ao fato de que as atividades feitas pela gestante no dia a dia vão ficando cada vez menores e menos intensas. O que diminui a quantidade de queima de calorias.
Saiba que essas consequências podem ser amenizadas com a prática regular de exercícios para gestantes. Não conhece nenhum? Fique tranquila, a Epulari preparou uma lista com os melhores exercícios para as mamães, confira:
1- Caminhada
A caminhada sempre foi um exercício indicado para todos que querem ter uma vida saudável, no período de gestação não é diferente. Essa atividade pode ser praticada entre 3 e 5 vezes por semana pelas mamães.
É indicado o uso de roupas adequadas para atividades físicas, que sejam leves e não comprometam os movimentos. Outro detalhe é o uso de um tênis adequado, prefira modelos que absorvam bem o impacto e tenham uma sola de qualidade.
Não caminhe em terrenos muito ruins ou que tenham subidas e descidas constantes, além disso, é indicado caminhar em um momento em que o sol não esteja muito forte, de manhã ou ao cair da noite são os melhores horários.
2- Alongamentos
Os alongamentos podem ser praticados pela gestante até o dia do nascimento, eles são movimentos simples que vão auxiliar na elasticidade do corpo e na liberação de estresse.
Lembre-se de consultar seu médico se estiver sentido algum desconforto ou se perceber sintomas alarmantes como perda de sangue ou escorrimento vaginal.
Os alongamentos que contraem ou esticam a região da barriga estão fora de cogitação. Não faça esses movimentos em nenhum momento da gravidez, a abdominal também não deve ser praticada, pois segue a mesma ideia.
3- Pilates
Os pilates oferecem diversos benefícios para a gestante, entre eles podemos citar a melhora da frequência cardíaca, a correção da postura, o alongamento e o fortalecimento do músculo, etc. Confira nosso post sobre pilates para gestantes e fique por dentro de todos os detalhes dessa prática.
4- Corridas leves
Esse exercício é perfeito para as mulheres que já praticavam atividade física antes da gravidez e, por isso, tem mais resistência. Isso não quer dizer que a gestante pode correr uma maratona. Mas uma corrida em um ritmo lento pode ser praticada durante todo o período de gravidez.
Lembre-se de respeitar seus limites e ficar atenta durante o exercício, pois existe o risco de tropeçar e cair. Se você não se sentir confiante procure um parceiro de corrida para te auxiliar nessa prática que, quando feita corretamente, só traz benefícios para a saúde.
5- Natação
A prática da natação também é muito benéfica para as gestantes, esse exercício fortalece os músculos e aumenta a qualidade de vida da futura mamãe, sem contar a segurança de praticar o exercício na água.
Alguns cuidados devem ser tomados em relação a essa prática, como só praticar após os 3 meses de gestação, diminuindo a possibilidade de aborto espontâneo. Também não se deve mergulhar muito fundo, pois o aumento da pressão pode prejudicar o bebê.
A natação também deve ser evitada em dias muitos frios para evitar a hipotermia. Nos dias muito quentes a água deve estar em no máximo 29 ºC, pois também há o risco de hipertermia.
6- Musculação leve
A musculação feita de forma leve, sem muito peso, pode melhorar a qualidade de vida da gestante e proporcionar uma gravidez segura para ambas as vidas. Lembre-se de que você não vai carregar apenas o seu peso durante esse período.
O peso do bebê aumenta gradativamente durante os 9 meses, por isso, levantar alguns quilos pode fazer toda a diferença na vida da gestante. Confira nosso post sobre academia na gestação e não interrompa seus treinos.
Exercite-se com segurança
Os exercícios físicos durante a gravidez podem trazer diversos benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. Mas existem alguns casos específicos em que eles não são recomendados, como em gravidez de risco ou quando ocorre o descolamento da placenta.
Consulte seu obstetra para saber quais exercícios podem ser praticados e quais devem ser evitados. Ele é o médico especializado na saúde durante a gestação e no período pós parto, sendo a pessoa mais indicada para retirar dúvidas. Você também deve evitar as seguintes atividades físicas:
- Qualquer movimento que comprima a barriga;
- Exercícios em lugares perigosos;
- Atividades que envolvam pulo, como o Jump;
- Lutas e afins;
- Jogos que apresentam objetos perigosos (ou muito rápidos, como o futebol e o basquete);
- Musculação com grandes quantidades de peso;
- Qualquer esforço extenuante (que exija muito da gestante).
IMAGENS ILUSTRATIVAS.
Imagens para assemelho das atividades. Gestantes podem vestir as peças da Epulari, cada uma contém bastante elastano. Acesse nosso site e confira as novidades!
Nós da Epulari queremos que você aproveite ao máximo esse período de transformação e expectativa, com saúde e bem-estar. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações relevantes, que impactam positivamente sua saúde. Até o próximo post!😘